por: Felipe Valle, consultor especializado em PSA na ONT Solutions.

O final de semana está quase chegando e você está correndo, fazendo aquele relatório e checando duas vezes se está tudo certo para poder entregar e curtir o seu descanso… Então não esqueça que ter uma carta na manga pode fazer você ganhar pontos com seus colegas e garantir a sua paz: Uma ferramenta que integre Gestão de Projetos e Serviços de Automação Profissional, também conhecida como PSA.

Algumas soluções PSA podem acabar sendo de algum modo algo muito complexo ou complicado para utilizar, e assim produzem pouco ou nenhum valor, tornando por exemplo um relatório ainda mais difícil de fazer.

Então como podemos nos assegurar que a plataforma que iremos implementar irá impulsionar a performance da companhia e a satisfação dos nossos usuários, e não apenas ser como um enfeite que é deixado em uma mesa escondida por ser apenas “uma decoração”.

Bem, antes de se comprometer com um novo software aqui vão algumas perguntas a se fazer para assegurar que você vai estar com uma solução fácil de utilizar, intuitiva e que vai ser apreciada pelo seu time ao longo dos anos:

Os seus empregados vão adotar deliberadamente a solução PSA?

Mudanças sempre são chocantes. Sempre existem aqueles saudosistas que vão dizer “era muito melhor no tempo de papel e caneta, onde ficávamos horas preenchendo papeis e estávamos cheios de erros no apontamento de horas”.

criacaosÉ como ser uma criança nova na escola, onde você não conhece ninguém e ninguém o conhece. Essa insegurança faz as pessoas retraídas e inseguras. Para garantir que um novo PSA seja acolhido por sua equipe, é importante ter uma ideia de se a solução foi ou não projetada levando em contas as pessoas que irão utilizá-la.

Como é o caso com quase todas as mudanças de processo, o PSA deve ser implementado em etapas e de forma gradual e considerando as curvas de aprendizado.

Se a sua equipe já utiliza ou conhece o valor de um sistema ERP ou ferramentas CRM, e entendem como isso pode fazer a vida deles mais fácil, então irão tornar mais fácil a vida da “nova criança”.

A solução PSA irá municiar a sua empresa com os serviços que você busca?

caniveteUma boa solução PSA deve ser um tipo de “Canivete Suíço” de Gerenciamento de Projetos. Deve possuir múltiplas ferramentas integradas que sejam fáceis de usar, incluindo gestão de projetos, gestão de recursos, contabilidade do projeto, planilhas de apontamento de horas (timesheet), gestão de despesas e ferramentas de análise.

Ao mesmo tempo, você quer uma solução que não esteja sobrecarregada com coisas que você não precisa e nunca vai usar. Tentar navegar sempre esbarrando em dezenas de recursos desnecessários e que não vão agregar valor para então localizar os mais importantes é frustrante e uma perda de tempo.

Então, quando considerar soluções, tenha em mente que uma ampla gama de recursos não significa exatamente ser o mais útil.

O sistema PSA irá se integrar facilmente com os sistemas que você já usa?

Quando se trata de implantar um novo software para sua organização, outra questão importante a se perguntar é: Quão bem o software irá integrar com nossos sistemas atuais? O ideal é que o sistema escolhido tenha uma integração nativa com soluções de mercado como Project, Outlook, Excel, Salesforce. Possuir uma solução que se integre facilmente pode te livrar de gastar horas construindo conectores e desenvolvendo soluções de integração.

O SISTEMA CERTO IRÁ PERMITIR VOCÊ AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E O LUCRO

Uma boa solução PSA torna isso possível, mantendo melhor controle do negócio ser ter que gastar horas desnecessárias em tarefas consumidoras de tempo. Uma escolha errada de sistema, no entanto, pode fazer você tomar o caminho oposto.

Então antes de você bater o martelo e tomar a decisão, esteja certo que você já fez a lição de casa, e está por dentro do sistema escolhido, levando em conta não apenas o mais fácil de implementar e começar a utilizar, mas o mais fácil no dia-a-dia.

 

Quer conhecer mais sobre a solução PSA Changepoint? Solicite uma demo.

Powered by Typeform
Recent Posts

Leave a Comment